Defeito na ETA deixou bairros da zona Sul sem água o dia todo

Um problema na bomba principal da Estação de Tratamento de Água (ETA) IV da Agespisa, localizada da região do Distrito Industrial, zona Sul de Teresina, deixou vários bairros sem fornecimento de água durante o dia de ontem. O problema aconteceu na madrugada de quinta-feira, 18. Segundo a empresa, os técnicos começaram a trabalhar logo cedo no local para recuperar o equipamento.

Carmélia Nunes é moradora do bairro Morada Nova, zona Sul da capital. No início da manhã, ela foi surpreendida pela ausência da água e teve que suspender os afazeres domésticos para economizar o líquido. Ela conta ainda que os problemas de falta de água da região são comuns. Também foi registrada falta d'água nos bairros Bela Vista, Promorar e até mesmo no Renascença, zona Sudeste da cidade.

"Eu estava lavando louça e já tinha separado a roupa para lavar também, mas tive que parar quando percebi que não tinha água. Aqui em casa tem caixa e vamos ter que usar pouco, porque não acredito que ela volte ainda hoje. Nos sentimos prejudicados, principalmente quem não tem reservatório de água", reclama a moradora.

A Agespisa informou, em nota, que está apurando as causas do problema e não descarta a possibilidade de sabotagem. Os bairros que ficaram com o abastecimento comprometido, segundo a empresa, foram aqueles localizados em áreas altas da cidade. "Considerando que o nível dos reservatórios está baixo, não está sendo possível fazer o bombeamento para a região", enfatiza a Agespisa.

Seriam inauguradas ontem as obras de ampliação e automação da ETA III, também localizada no Distrito Industrial Sul, porém, com o problema na bomba da estação IV, a entrega foi adiada. Na obra, foram investidos quase R$ 4 milhões nos serviços com recursos da Caixa Econômica Federal.

Com a ampliação, estão sendo produzidos cerca de 300 litros por segundo a mais, o que representa um aumento de 6% em relação ao total. Os investimentos em automação beneficiaram a ETA III com novos sistemas de monitoramento do processo produtivo e de dosagens de produtos químicos. Atualmente, a ETA III é responsável por 8% da produção de água em Teresina e a nova data da inauguração ainda não foi informada pela empresa.

Fonte: Diário do Povo PI