SAMU de Teresina ganha novas motolâncias

O serviço realiza uma média de 80 atendimentos por dia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu hoje (22) o reforço de quatro novas motolâncias, que são motocicletas equipadas para o atendimento em primeiros socorros. Agora Teresina dispõe de seis veículos deste modelo, que estarão de prontidão em pontos de apoio nas quatro zonas da cidade.

As motolâncias têm a função de chegar mais cedo e realizar os primeiros socorros enquanto a ambulância não chega. “Em média o SAMU faz um atendimento com menos de 10 minutos desde o seu acionamento, mas por questões de trânsito podem ocorrer atrasos”, conta o presidente Sílvio Mendes. “Por serem motos, as motolâncias chegam mais rápido à ocorrência e podem atender uma pessoa que precisar de um socorro urgente ou emergente, como por exemplo uma parada cardiorrespiratória”, explica o presidente.

As motolâncias são conduzidas por um técnico em enfermagem treinado, e são equipadas com equipamentos como desfibrilador, oxigênio, máscara, tala de imobilização, material para imobilização e compressão, para a realização de procedimentos de imobilização e reanimação dos pacientes.

As motolâncias estarão distribuídas em quatro pontos de apoio, para facilitar o acesso às quatro zonas da cidade: Hospital do Buenos Aires, Hospital do Satélite, UPA do Renascença e Hospital do Promorar. O serviço tem 13 anos e funciona 24 horas, podendo ser solicitado através do telefone 192. Além das motolâncias, hoje o SAMU Teresina trabalha com 11 ambulâncias, frota que foi totalmente renovada no ano passado. O serviço realiza uma média de 80 atendimentos por dia.

“Toda Teresina reconhece o trabalho do SAMU, que presta serviços relevantes à população na hora que a gente mais precisa, especialmente nos acidentes em via pública”, diz Sílvio Mendes. “Com as renovação da frota e a aquisição destas quatro motolâncias, a cidade inteira vai ter um atendimento mais eficiente, melhorando cada vez mais este que é reconhecido como um bom serviço”, finaliza o presidente.

Fonte: aSCOM/FMS