Vigilância Sanitária faz trabalho de orientação com serviços de delivery

Por conta da pandemia de Covid-19 e as determinações para que as pessoas fiquem em casa, tem aumentado nas últimas semanas a demanda pelos serviços de entrega – também conhecidos como delivery. A Vigilância Sanitária de Teresina está atenta a isso e tem realizado a ação Delivery Seguro, com orientação nestes serviços para evitar a disseminação da doença.

Como explica Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o trabalho abrange os entregadores, os restaurantes que preparam os alimentos e os usuários do delivery. “Estamos visitando os estabelecimentos e dando orientações sobre o manuseio dos alimentos e os cuidados de higiene”, explica. “Do mesmo modo, estamos orientando os entregadores em tópicos com os cuidados com os capacetes e motos, durabilidade das máscaras que eles usam para trabalhar e a importância da lavagem de mãos, que se mostra mais imprescindível do que apenas o álcool gel, que deve ser usado quando ele não tiver como lavar”, diz.

Ainda segundo a gerente, estas orientações, que já eram adotadas como normas pela Anvisa antes da pandemia, agora devem ser seguidas a risca para a segurança de todos os trabalhadores envolvidos no serviço, bem como dos clientes. “Os cuidados com a higiene nunca foram tão importantes como estão sendo agora”, alerta Jeanyne.

Confira abaixo as recomendações da Anvisa:

DELIVERY SEGURO PARA QUEM ENTREGA:

1. Limpeza da caixa térmica com água e sabão líquido e sanitização com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água
2. Higienizar os punhos da moto ou volante do carro com solução de água sanitária ou álcool 70%
3. A higiene do entregador é indispensável, deve-se usar camisa de mangas compridas
4. O entregador deve lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha antes de pegar a embalagem do alimento para ser transportado
5. Levar álcool 70% para utilizar entre uma entrega e outra
6. Manter distancia mínima de 1,5m da pessoa que recebe a mercadoria
7. Evitar tocar em superfícies ou objetos de áreas comuns dos locais de entrega
8. As maquinetas de cartões devem ser higienizadas com álcool isopropílico e, para facilitar a higienização, elas podem ser cobertas com filme plástico
9. Solicitar ao cliente para inserir o cartão na máquina, evitando manuseá-lo
10. Ao retornar ao serviço, lavar as mãos com água, sabão líquido e secar com papel toalha
11. Evitar tocar o rosto e, caso seja necessário, higienizar as mãos antes
12. Fazer a higienização dos capacetes com frequência durante o trabalho diário

PARA QUEM RECEBE:

1. Procure sempre fazer o pedido e efetuar o pagamento pelo aplicativo
2. Manter uma distância mínima de 1,5m do entregador
3. Receba o pedido e coloque em um local limpo
4. Se o pagamento for efetuado na maquineta de cartão, evite que o entregador o manuseie. Higienize as mãos com água e sabão líquido e o cartão com álcool 70%
5. Caso o pagamento seja realizado com dinheiro, lave imediatamente as mãos com água e sabão líquido e seque, de preferência, com papel-toalha
6. Retire o alimento da embalagem e coloque em um utensílio de casa
7.Jogue todas as embalagens no lixo
8. Lave bem as mãos antes de consumir a refeição
9. Ao fim, sempre higienizar as superfícies que tiveram contato com as embalagens ou as mercadorias entregues com solução de água sanitária: 45ml (03 colheres de sopa) de água sanitária para 01 litro de água.

Fonte: Ascom/FMS