PONTOS TURÍSTICOS - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo na cidade de Teresina foi construída em estilo Neogótico, sendo o templo católico mais antigo da capital piauiense, inaugurado e entregue à comunidade 131 dias depois da fundação de Teresina.

A pedra fundamental da Igreja do Amparo, foi lançada em 25 de dezembro de 1850 e em dezembro de 1852 foi inaugurada e elevada à categoria de Matriz da cidade; estando pronta apenas a capela-mor.

Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se festeja no dia 16 de agosto, é a padroeira da cidade de Teresina. Em 1851 chegou de Portugal a imagem de N.S. do Amparo que se encontra no altar-mor da igreja.

A capela-mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo foi inaugurada em 24 de dezembro de 1852, no primeiro Natal de Teresina, estando localizada no que hoje é a Praça Marechal Deodoro. O próprio Imperador Pedro II contribuiu com um conto de réis para sua construção. A imagem de Nossa Senhora do Amparo, trazida de Portugal em 1850, foi levada em cortejo solene da pequena Igreja da Vila do Poty (o bairro Poty Velho de nossos dias), distante uma légua do novo templo. O atual cruzeiro de pedra situado em seu adro marca a localização da cruz de madeira ali ergida em 1850, quando do início de sua construção (o primeiro edifício a ser erguido na nova Capital), que serviu de referência para o traçado da cidade. As grandiosas torres neogóticas que a caracterizam foram construídas durante a década de 50 do século XX, quando de seu centenário, sendo o Vigário-Geral o Monsenhor Joaquim Chaves.

Está localizada na Rua Rui Barbosa, 270 - Centro (Sul) - Teresina - PI - Cep: 64001-090 - Fone: (86) 3221-8254 -

Como chegar

Fonte: Wikipedia