CMEI Santa Helena promove o Mês da Cultura Afro

O Dia da Consciência Negra será comemorado no próximo dia 20 de novembro e marca a luta antirracista em todo o Brasil. Em alusão a essa data, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Helena, localizado na zona Sul de Teresina, iniciou nesta semana o Mês da Cultura Afro, com o objetivo de conscientizar e promover a valorização da cultura africana.

O Brasil é um dos países com a maior população de origem africana fora do continente africano e que, até os dias atuais, luta contra o preconceito. Pensando nisso, a equipe do CMEI preparou uma semana inteira recheada de informações culturais, com foco em levar os alunos a compreenderem esse importante ramo da história.

“Neste mês de novembro, temos a oportunidade de refletir sobre as influências africanas, pois comemoramos o Dia da Consciência Negra. Crianças pequenas podem compreender esse importante aspecto da nossa cultura? Sim, elas podem”, destaca a diretora da unidade de ensino, professora Raquel Adriana.

As atividades da programação permitem que cada criança sinta, experimente, brinque e aprenda a partir da imersão na cultura africana. No primeiro dia, os alunos ouviram sobre a história do povo africano, conheceram o livro “O Pequeno Príncipe Preto” e também apreciaram peças de artesanato que remetem ao tema. As atividades ocorrerão durante todo o mês, no momento das acolhidas das crianças do 1° e 2° Período, com a temática: “Cultura Afro: Cores, sons, costumes e sabores”.

Programação:

11/11 – Abertura do projeto com a temática vestimentas e histórias;
12/11 – Música, dança e pintura africana com contação de histórias;
13/11 – Construção de brinquedos africanos;
14/11 – Religião afro e suas festividades;
18/11 – Culinária africana;
19/11 – Culminância do projeto com exposição de bonecas africanas feitas com reciclagem.

Fonte: SEMEC