Novembro é comemorado o mês da consciência negra e as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec) preparam-se para celebrar a data com uma programação diversificada e festiva. A Escola Municipal Cristina Evangelista, localizada na zona Sul de Teresina, organiza uma semana temática com arte, cultura e debate. O objetivo é proporcionar aos alunos a reflexão sobre a data e sua importância.
Além das exibições artísticas de teatro, dança e poesia realizada pelos alunos, o destaque da programação será a readaptação da história da boneca Abayomi, que fala da passagem dos negros através dos navios negreiros até o Brasil. A escola toda estará envolvida no projeto, que visa promover um espaço de diálogo sobre o racismo, o preconceito, os estereótipos e a discriminação como um todo. Haverá uma abordagem sobre a contribuição da cultura afro-brasileira, com atividades como: cinema negro, palestra sobre racismo, feira da Cultura Negra, clube de leitura de autores negros e a semana da representatividade
Para a diretora da unidade de ensino, professora Glêce Rufino, toda equipe gestora está empenhada em organizar o evento. “Através desta ação mobilizaremos alunos, pais, professores e colaboradores no combate ao racismo e às práticas preconceituosas”, afirma.
Fonte: SEMEC