Procon Municipal realiza mais de 200 atendimentos em ação no Centro de Teresina

Com o objetivo de proporcionar condições mais acessíveis para que os consumidores regularizem suas pendências financeiras, promovendo assim uma relação mais saudável entre consumidores e os prestadores de serviços, o Procon Municipal, órgão vinculado à Prefeitura de Teresina, realizou na manhã desta quinta-feira (31), na Praça Rio Branco a ação: “Seus direitos nossa prioridade”.

A ação, que beneficiou mais de 200 consumidores, proporcionou um atendimento para negociação e renegociação de dívidas com a empresa Equatorial e Águas de Teresina, dentre outros serviços.

Na oportunidade, os consumidores também puderam apresentar reclamações contra outras empresas, tratar sobre negociação de débito com cartão de crédito, empréstimos, negativação indevida no SPC e Serasa ou fazer queixas sobre produtos com defeito ou compras pela internet.

Como foi o caso do auxiliar de estoque, Francinaldo Araújo, que esteve no local em busca de resolver um problema com o cartão de crédito. “Emprestei meu cartão para uma pessoa, que infelizmente não honrou com o compromisso do pagamento e como o cartão é no meu nome estou querendo resolver, mas como já tem muito tempo, os juros que estão me cobrando é muito alto e eu vim atrás do Procon para que essa negociação aconteça de forma mais justa”, relatou.

Já o barbeiro Paulo Henrique da Silva Matos, compareceu a ação com a demanda para a empresa Águas de Teresina. “A minha demanda é sobre o valor exorbitante que cobraram esse mês no talão de água, o valor veio dobrado, um absurdo, por isso vim em busca de um acordo que caiba no meu orçamento”, pontuou.

A coordenadora do Procon Municipal, Tatiara Cunha, destacou o sucesso da ação e afirmou que as demandas que não tiveram resolutividades nesse primeiro momento contarão com uma resposta entre dez a trinta dias.

“Nossa ação foi um sucesso, e estimamos que houve mais de 200 atendimentos. É importante informar que o consumidor que não teve possibilidade de comparecer, poderá se dirigir ao Procon Municipal, instalado no prédio da SEMDEC, zona Leste. Dispomos de uma equipe preparada para resguardar os direitos dos consumidores teresinenses”, concluiu a coordenadora.

Procon Municipal de Teresina

O Procon Municipal, que atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses na esfera individual, possui uma taxa de resolutividade de 83%, ou seja, apenas 17% do que passa pela unidade é encaminhado para a esfera judicial.

O órgão tem sua sede localizada no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), na Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, bairro Jóquei, zona Leste de Teresina. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Para abrir uma reclamação no Procon, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

· CPF, RG ou CNH;
· Comprovante de residência;
· Dados da empresa, como nome e CNPJ;
· Informações sobre o produto ou serviço, como nota fiscal e modelo;
· Provas das tentativas de resolver o problema com a empresa, como protocolos de atendimento e conversas por e-mail.

Fonte: Procon Municipal